

| Fabricante: | Nintendo |
| Ano De Lançamento: | 1995 |
| Unidades Vendidas: | 770 Mil |
| CPUs: | NEC V810 |
| Co-Processador: | Processador RISC de 32 bits |
| Paleta de cores: | 4 cores / 32 níveis de intensidade |
| Resolução: | 384x224 Pixels |
| Memoria: | 1 MB D-RAM e 512 KB S-RAM |
| Audio: | Estéreo de 16 bits |
O Virtual Boy é um console de videogame portátil de 32 bits lançado pela Nintendo em 1995, ele foi comercializado como o primeiro console capaz de exibir gráficos em “3D” Estereoscópico. O jogador usa o console como uma tela montada na cabeça, inclinando a cabeça contra a ocular para ver a tela monocromática vermelha. O jogo usa efeitos de paralaxe para criar a ilusão de profundidade.
O desenvolvimento do Virtual Boy durou quatro anos e começou sob o nome de projeto VR32. A Nintendo assinou um contrato de licença para usar uma tecnologia de ocular LED "3D" desenvolvida pela empresa americana Reflection Technology e foi construído uma fábrica na China para ser usada apenas na fabricação do Virtual Boy. Ao longo do seu desenvolvimento, a sua tecnologia foi reduzida devido aos altos custos e possíveis problemas de saúde, e foi realocada uma grande quantidade de seus recursos para o desenvolvimento do Nintendo 64, o próximo console doméstico da Nintendo. O Virtual Boy foi lançado incompleto no mercado em 1995 para poder se concentrar no Nintendo 64.
O Virtual Boy foi um fracasso comercial. Sua falha foi atribuída devido ao seu alto preço (mesmo após repetidas quedas de preços), sua tela monocromática, um efeito "3D" inexpressivo, falta de portabilidade e a suas preocupações com a saúde.
A sua vendas acabou não atingindo a sua meta, tendo mais de 770 mil unidades vendidas. No início de 1996 foi interrompido o desenvolvimento dos jogos para ele deixando ele com apenas 22 jogos do sistema, e tinha jogos como: Mario’s Tennis, V-Tetris, Vertical Force, etc...