

| Fabricante: | Sega |
| Ano De Lançamento: | 1994 |
| Unidades vendidas: | 665 Mil |
| CPUs: | Twin Hitachi SH2 32-Bits |
| Co-Processador: | 32X VDP |
| Paleta de cores: | 32,768 cores simultaneas |
| Resolução: | 320x224 Pixels |
| Memoria: | 512 KB (expansivel para 4 MB) |
| Audio: | Stereo PCM chip |
O 32X (Chamado também de Super 32X, Genesis 32X, Mega Drive 32X e Mega 32X) é um Complemento para o Console Sega Genesis (megadrive) lançado em 1994. ele foi projetado para expandir o poder do Genesis e servir como um console de transição para a era dos 32 Bits até o lançamento do Sega Saturn. Sendo Independente do Genesis ele possui seus próprios Cartuchos e a sua própria Biblioteca.
Ele foi desenvolvido em resposta ao Atari Jaguar e devido a sega temer que o Saturn não seja lançado ao mercado até o final de 1994. Embora tenha sido concebido como um console totalmente novo, por sugestão do executivo da Sega of America, Joe Miller e sua equipe, foi convertido em um complemento para o Genesis e tornou-se mais poderoso. O design final continha duas duas unidades de processamento central de 32 bits e um processador de gráficos 3D.
Devido ele ser anunciado junto como Sega Saturn, o 32X não conseguiu atrair muitos desenvolvedores e consumidores de Videogames de terceiros, e graças aos esforços da Sega para lançar o 32X no mercado o mais rápido, fizeram que o tempo para desenvolver os jogos reduziram, e isso acabou resultando em uma biblioteca fraca.
O 32X embora a sua recepção inicial ser positiva, destacando o baixo preço e expansão de energia para o Genesis, ele foi considerado um Fracasso comercial. Suas revisões posteriores receberam principalmente criticas negativas devido a sua biblioteca de jogos rasa (com um total de 40 títulos), o seu tempo de mercado e a fragmentação do Genesis original.