

| Fabricante: | Atari |
| Ano De Lançamento: | 1979 |
| Unidades Vendidas: | 2 Milhões |
| CPUs: | MOS technology 6502 |
| Graficos: | 384 Pixels por linha de TV, 8× Sprites e Interruptor de varredura |
| Conectividade: | 2 a 4× portas de joystick Atari, 1× Atari SIO, 0 ou 1× PBI, 0 ou 1× composto de Monitor e até 2× cartucho ROM |
| Paleta De Cor: | 256 Cores |
| Resolução: | 320x192 Pixels |
| Memória: | 16KB (expansivel para 48KB) |
| Áudio: | Osciladores de 4× com mixador de ruído ou 2× de AM digitais |
| Sistema operacional: | Atari 8-bit OS |
O Atari 800 (também conhecido como Colleen) foi um dos primeiros antecessores desse incrível console. Ele foi um dos microcomputadores de desenvolvido pela Atari para o público doméstico, lançado juntamente com o Atari 400 (também chamado de Candy), foram os primeiros computadores domésticos da serie de computadores de 8 bits produzido pela atari em 1980.
Em comparação ao Atari 400, ele era um computador de alto nível para usuários mais sofisticados oferecendo 16KB de RAM (Podendo ser aumentada com a adição de cartuchos), teclado de curso completo, saída de monitor, slots de expansão e duas portas de cartucho. Sem a utilização de cartucho o atari 800 inicializava em um aplicativo simples do Bloco de Notas sendo necessário utilizar o cartucho esquerdo para inicializar no BASIC.
Ele eram compatíveis com pinos com os controladores VCS, fornecendo uma excelente variedade de opções de controle digital de botão único, possuindo quatro portas de joystick integradas, todas facilmente acessíveis na parte frontal da unidade. Ele Foi projetado para parecer uma máquina de escrever amigável, Ele utilizava o chip gráfico CTIA, uma versão aprimorada do chip TIA flexível do VCS e era capaz de uma variedade impressionante de modos de cores e resolução, trabalhando com o microprocessador ANTIC, para ajudar no equilíbrio da carga de trabalho da tela para obter um desempenho superior.
Ao contrário da Apple, a Atari era secreta sobre o funcionamento interno de seus sistemas, Muitas vezes, ninguém sabia que algo era possível até que a própria Atari usasse a técnica pra produção em algum jogo ou divulgasse de má vontade as informações. Devido a essa abordagem de "segredo comercial" havia quase sempre uma falta de qualidade entre os jogos de terceiros, porém com o passar dos anos programadores inteligentes finalmente descobriram maneiras de contornar as políticas corporativas da Atari para criar seus próprios jogos impressionantes, Embora a Atari não tenha sido muito próxima em revelar informações técnicas, a empresa deu um passo positivo no sentido de promover uma forte comunidade de usuários com a criação de uma nova divisão, o Atari Program Exchange (APX), Um software com a intenção de aproximar criadores de conteúdos de terceiro.
Devido ao apx, que aumentou o numero de jogos de terceiros produzidos, o atari 800 possuí uma ampla biblioteca de jogos com um total de 5488 jogos contando com vários jogos clássicos como: star raiders, Boulder Dash, Dropzone, etc…