Amiga

A- A A+

Fabricante: Commodore International
Ano De Lançamento: 1985
Unidades Vendidas: 6 Milhões
CPUs: Motorola 68000
Sistema Operacional: Amiga OS
Paleta De Cor: 4096 cores
Resolução: 640x400 Pixels
Memória: 256k (Expansível)
Áudio: Canais PCM 4 × 8 bits no máx. 28 kHz com volume de 6 bits em estéreo

 

   O Commodore Amiga (ou simplesmente Amiga) é uma serie de computadores pessoais introduzidos no ano de 1985 pela Commodore. O Amiga se diferenciava de seus concorrentes através de uma inclusão de hardware personalizado com a função de acelerar seus gráficos e sons, incluindo também sprites, blitter e um sistema operacional de multitarefa preventivo, denominado AmigaOS.

   A plataforma tornou-se particularmente popular para demos de jogos e programação. Ela também encontrou um papel de destaque no vídeo para computador, como produção de vídeo e no controle de exibição para negócios, levando a criação de sistemas para edição de vídeo como o Video Toaster. Sua capacidade nativa do de reprodução simultânea de várias amostras de som digital o tornou uma plataforma popular para os rastreadores de musicas. O seu processador relativamente poderoso para a época e a sua capacidade de acessar vários megabytes de memória, permitiram o desenvolvimento para pacotes de renderização em 3D, incluindo LightWave 3D, Imagine, Aladdin4D, TurboSilver e Traces (um dos antecessores do Blender)

   Embora os primeiros anúncios do Commodore tentavam converter o computador como uma máquina de negócios para todos os fins, o Amiga teve mais sucesso comercial como um computador doméstico, com uma ampla variedade de jogos e software criativo. Porem devido o seu mau marketing, e o seu fracasso com os modelos posteriores, em repetir os avanços tecnológicos de seus primeiros sistemas, fizeram com que o Amiga acabasse perdesse rapidamente seu foco no mercado de computadores pessoais.

   Com os consoles de jogos da quarta geração e a queda dos preços dos computadores IBM compatíveis, que ganharam gráficos VGA de 256 cores em 1987. O Commodore decidiu lançar uma versão empacotada como um console do amiga denominado amiga CD32, porém acabou falhando no mercado e fazendo com que a empresa entre em falência e falindo em 1994.

   Vendendo mais de 6 milhões de unidades somente na versão do amiga 500, A serie Amiga possuía uma das biblioteca de jogos mais amplas, contendo mais de 5698 jogos ele conta com diversos clássicos como: Galaga, worms, castlevania, etc...