

| Fabricante: | SpectraViideo, Philips, Sony, Sanyo, Mitsubishi, etc... |
| Ano De Lançamento: | 1983 |
| Unidades Vendidas: | MSX-DOS / MSX DOS |
| CPUs: | Zilog Z-80A |
| Processador de video: | Texas Instruments TMS9918 Family |
| Paleta de cores: | 16 Cores |
| Resolução: | 256x192 Pixels |
| Memoria RAM: | 8 KB - 128 KB e 16 KB V-RAM |
| Memoria ROM: | 32 KB |
| Audio: | General Instrumente AT-3-8910 (PSG) |
O MSX é uma arquitetura padronizada Computadores Domésticos, lançada pela microsoft em conjunto com ASCII em 1983. Eles conceberam esse projeto como uma tentativa de desenvolver padrões que unia entre os vários fabricantes de sistemas de computação doméstica do período, da mesma maneira que aconteceu o padrão VHS para máquinas de vídeo cassete.
Os sistemas MSX eram populares no japão e em vários outros países. Deve como sua principal fabricante a sony, que produziu mais unidades, durante o lançamento e a maior parte da vida útil do produto.
Permaneceu em debate por muito tempo o significado das letras MSX. Muitos assumiram que era derivado “Microsoft Extended”, referindo-se ao MSX Basic como Microsoft Extended Basic, Outros acreditavam que significava "Matsushita-Sony". Em 2001, Kazuhiko Nishi disse que a definição original da equipe era “Machines with Software eXchangeability” (Em 1985, ele tinha dado uma definição conflitante, que denominou MSX em homenagem ao míssil MX).
Antes do sucesso do família de computadores da Nintendo, o MSX foi a plataforma para que grandes estúdios de jogos japonesas, como Konami e Hundson Soft, produziram diversos jogos como: Metal Gear, Thexder, Golvellius 2, Etc...