Capcom CPs

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   Após várias placas arcade projetadas para rodar apenas um jogo, a Capcom decidiu fazer um projeto para produzir uma placa de sistema que poderia ser utilizada para executar diversos jogos, assim eles obtiveram, a Serie CPs (também chamado de Sistema Cp, CPシステム ou shīpī shisutemu) que seria uma serie de placas de sistema para arcade que executava os suas jogos a partir de um cartucho ROM removivel.

Capcom CPs I

 

Fabricante: Capcom
Ano De Lançamento: 1988
CPUs: Motorola 6800
Co-processador Zilog Z80
Processador de video: CPS-A e CPS-B
Paleta De Cor: 65,536 cores e 40969 simultaneas
Resolução: 384x224 Pixels
Memória: 64KB S-RAM e 192 V-RAM
Áudio: Yamaha YM2151 + OKI MSM6295 ou Q-Sound

   O CPs I foi a primeira placa de sistemas arcade desenvolvida pela Capcom que executava os softwares dos jogos com a utilização de um cartuchos ROM removível, possibilitando o usando de uma mesma maquina para diversos jogos.

   Foram produzidos um total de 33 jogos, antes que a Capcom mudasse o desenvolvimento dos jogos para o seu sucessor, contanto com um dos títulos mais famosos da capcom, street fighter II, e outros clássicos como Ghouls 'n Ghosts.

Capcom CPs II

 

Fabricante: Capcom
Ano De Lançamento: 1993
CPUs: Motorola 6800
Processador de video: CPS-A e CPS-B
Paleta De Cor: 16.777.216 cores e 4096 cores simultaneas
Resolução: 384x224 Pixels
Memória: 1MB D-RAM e 304KB S-RAM
Áudio: Kabuki DL-030P ou Z80

   O CPs II foi a segunda placa de sistemas arcade, sucedendo o CPs I e o CPs changer, desenvolvida pela Capcom que executava seus jogos com a utilização de um cartuchos ROM removível, isso possibilitava que usasse a mesma maquina para jogar diversos jogos.

   Embora o CPs I tenha sido bem-sucedido, ele era um muito vulnerável, possibilitando seus jogos serem pirateados em diversos lugares, onde em alguns a versão pirata acabou se tornando mais conhecida que a original. O CPs II veio com o intuído de acabar com essa situação com criptografação das ROMs.

   Foram produzidos um total de 41 jogos, até o ano de 2003 (4 anos após o lançamento do seu sucessor, o CPs III), contanto com vários títulos clássicos como: Street fighter Zero (Street fighter Alpha), Darkstalkers, etc...

Capcom CPs III

 

Fabricante: Capcom
Ano De Lançamento: 1996
CPUs: Hitachi HD6417099
Paleta De Cor: 16 Milhões de tons e 4096 cores simultaneas
Resolução: 384x224 Pixels
Memória: RAM variavel e 8x 16MB de ROM flash
Áudio: Som estéreo, com 16 canais de 8-bit

   O CPs III foi a terceira, e ultima, placa de sistemas arcade, desenvolvida pela Capcom, que diferente dos seus antecessores, executava seus jogos com a utilização de CD, que contia os jogos criptografados, e um cartucho de segurança, que contia a chave para descriptografação dos jogos.

   Os jogos eram impossíveis de se copiar os jogos devido que o cartucho de segurança ser sensível a qualquer tipo de violação, o que resultava na exclusão da chave de descriptografia e no uso do cartucho, em 2007 foi possível fazer a copia dos jogos pelo método de criptografia da engenharia reversa.

   A sua biblioteca de jogos era muito pequena, contato com apenas 6 jogos, e todos jogos seguiam o estilo de luta ação como: Street Fighter III, Red Earth, etc...