

Após várias placas arcade projetadas para rodar apenas um jogo, a Capcom decidiu fazer um projeto para produzir uma placa de sistema que poderia ser utilizada para executar diversos jogos, assim eles obtiveram, a Serie CPs (também chamado de Sistema Cp, CPシステム ou shīpī shisutemu) que seria uma serie de placas de sistema para arcade que executava os suas jogos a partir de um cartucho ROM removivel.
Capcom CPs I
| Fabricante: | Capcom |
| Ano De Lançamento: | 1988 |
| CPUs: | Motorola 6800 |
| Co-processador | Zilog Z80 |
| Processador de video: | CPS-A e CPS-B |
| Paleta De Cor: | 65,536 cores e 40969 simultaneas |
| Resolução: | 384x224 Pixels |
| Memória: | 64KB S-RAM e 192 V-RAM |
| Áudio: | Yamaha YM2151 + OKI MSM6295 ou Q-Sound |
O CPs I foi a primeira placa de sistemas arcade desenvolvida pela Capcom que executava os softwares dos jogos com a utilização de um cartuchos ROM removível, possibilitando o usando de uma mesma maquina para diversos jogos.
Foram produzidos um total de 33 jogos, antes que a Capcom mudasse o desenvolvimento dos jogos para o seu sucessor, contanto com um dos títulos mais famosos da capcom, street fighter II, e outros clássicos como Ghouls 'n Ghosts.
Capcom CPs II
| Fabricante: | Capcom |
| Ano De Lançamento: | 1993 |
| CPUs: | Motorola 6800 |
| Processador de video: | CPS-A e CPS-B |
| Paleta De Cor: | 16.777.216 cores e 4096 cores simultaneas |
| Resolução: | 384x224 Pixels |
| Memória: | 1MB D-RAM e 304KB S-RAM |
| Áudio: | Kabuki DL-030P ou Z80 |
O CPs II foi a segunda placa de sistemas arcade, sucedendo o CPs I e o CPs changer, desenvolvida pela Capcom que executava seus jogos com a utilização de um cartuchos ROM removível, isso possibilitava que usasse a mesma maquina para jogar diversos jogos.
Embora o CPs I tenha sido bem-sucedido, ele era um muito vulnerável, possibilitando seus jogos serem pirateados em diversos lugares, onde em alguns a versão pirata acabou se tornando mais conhecida que a original. O CPs II veio com o intuído de acabar com essa situação com criptografação das ROMs.
Foram produzidos um total de 41 jogos, até o ano de 2003 (4 anos após o lançamento do seu sucessor, o CPs III), contanto com vários títulos clássicos como: Street fighter Zero (Street fighter Alpha), Darkstalkers, etc...
Capcom CPs III
| Fabricante: | Capcom |
| Ano De Lançamento: | 1996 |
| CPUs: | Hitachi HD6417099 |
| Paleta De Cor: | 16 Milhões de tons e 4096 cores simultaneas |
| Resolução: | 384x224 Pixels |
| Memória: | RAM variavel e 8x 16MB de ROM flash |
| Áudio: | Som estéreo, com 16 canais de 8-bit |
O CPs III foi a terceira, e ultima, placa de sistemas arcade, desenvolvida pela Capcom, que diferente dos seus antecessores, executava seus jogos com a utilização de CD, que contia os jogos criptografados, e um cartucho de segurança, que contia a chave para descriptografação dos jogos.
Os jogos eram impossíveis de se copiar os jogos devido que o cartucho de segurança ser sensível a qualquer tipo de violação, o que resultava na exclusão da chave de descriptografia e no uso do cartucho, em 2007 foi possível fazer a copia dos jogos pelo método de criptografia da engenharia reversa.
A sua biblioteca de jogos era muito pequena, contato com apenas 6 jogos, e todos jogos seguiam o estilo de luta ação como: Street Fighter III, Red Earth, etc...