PC-Engine

A- A A+

Fabricante: NEC
Ano De Lançamento: 1987
Unidades Vendidas: 5 Milhões
CPUs: Hudson Soft HuC6280 de 8 Bits
Paleta de cores: 512 Cores sendo 482 Simultanea na tela
Resolução: 565x242 Pixels (Máx)
Memoria: 8 KB
Audio: 6 canais de áudio de síntese por onda, programáveis através da HuC6280A

 

   O TurboGrafx-16 (conhecido no Japão e na França como o PC Engine) é um console doméstico baseado em cartucho projetado pela Hudson Soft e lançado pela NEC em 1987. Foi o primeiro console lançado na era dos 16 bits, embora ele usasse uma CPU de 8 bits modificada. Ele foi lançado como concorrente do Famicom, mas devido ao atraso no lançamento nos EUA ele acabou competindo com o Sega Genesis e mais tarde com o SNES.

   Com dimensões de apenas 14 cm × 14 cm × 3,8 cm, O PC Engine japonês é considerado o menor console de jogos doméstico de todos os tempos. Os seus jogos foram lançados inicialmente em cartuchos HuCard e, posteriormente, no formato óptico de CD-ROM com o complemento TurboGrafx-CD.

   O TurboGrafx-16 Falhou em entrar no mercado norte-americano e vendendo pouco, devido ao atraso no lançamento e às vendas ruins. No entanto, no Japão ele teve muito sucesso, por der sido introduzido no mercado em uma data muito anterior. Ganhou forte apoio de terceiros e vendeu mais que o Famicom em sua estréia em 1987, e eventualmente se tornou o principal rival do Super Famicom. Embora seu nome tenha "16", e ele seja comercializando como uma plataforma de 16 bits, ele ainda usa uma CPU de 8 bits. Essa estratégia de marketing foi mal interpretada por algumas pessoas.

   Foram lançados pelo menos 17 modelos diferentes do TurboGrafx-16, incluindo a versão portátil e a versão com CD-ROM integrado. O modelo aprimorado PC Engine SuperGrafx foi lançado em 1989. Possuindo muitas melhorias de desempenho e foi projetado para substituir o PC Engine padrão, porem apenas seis títulos com recursos adicionais foram publicados e a produção foi rapidamente interrompida. A série inteira foi descontinuada em 1994 e sendo sucedida pelo PC-FX, lançado somente no Japão.