Amstrad CPC

A- A A+

Fabricante: Amstrad
Ano De Lançamento: 1984
Unidades Vendidas: 3 Milhões
CPUs: ZIlog Z80A
Processador de video: CRTC Motorola 6845 ou compativel
Paleta De Cor: 27 cores (4096 cores com gama plus)
Resolução: 320x200 Pixels
Memória: 64KB ou 128KB (expansivel para 576KB)
Imput: Teclado

 

   O Amstrad CPC (Color Personal Computer) é uma série de computadores domésticos de 8 bits produzidos pela amstrad entre 1984 e 1990. Projetado para competir no mercado de computadores domésticos em meados da década de 1980 dominado pelo commodore 64 e pelo Sinclair ZX Spectrum, onde se estabeleceu com sucesso principalmente no Reino Unido, França, Espanha e partes da Europa de língua alemã.

   A série gerou um total de seis modelos distintos os modelos: CPC464, CPC664 e CPC6128 foram os mais vem sucedidos se tornando grandes concorrentes de sucesso no mercado europeu de computadores domésticos. Já as suas versões posteriores: 464plus e 6128plus, que foram lançadas destinadas a prolongar o ciclo de vida do Amstrad CPC com novas atualizações de hardware, e a GX4000, lançada como uma tentativa de transforma o computador em um console, foram consideravelmente menos bem-sucedidos por terem como concorrentes computadores tecnologicamente mais avançados com sistema de 16 bits.

   O hardware dos modelos CPC é baseado na CPU Zilog Z80A e é complementada com 64 ou 128KB de memoria RAM. O design do teclado possui um dispositivo de armazenamento integrado, um deck de cassetes compacto ou uma unidade de disquete de 3 polegadas. As suas unidades principais foram vendidas apenas com um monitor colorido, de tela verde ou monocromático, que também funcionava como fonte de alimentação para a unidade principal. Além disso, estava disponível uma grande variedade de extensões dos hardwares de primeira e de terceiros, como unidades de disco externas, impressoras e extensões de memória.

   A série CPC foi lançada para competir contra outros computadores domésticos usados, sendo sua principal função para jogar videogame e contando com um amplo suprimento de software para jogos. O seu preço era relativamente baixo para um sistema de computador completo com um monitor dedicado, seus recursos gráficos e de texto monocromáticos de alta resolução e a possibilidade de executar software como o CP/M também tornaram o seu sistema muito atraente para os usuários corporativos, refletindo por uma ampla seleção de aplicativos.